1.1 Gestão de Tecnologias Educacionais
1.1 Gestão de Tecnologias Educacionais
A utilização de novas tecnologias ainda encontra muita resistência na Educação. Enquanto algumas pessoas temem que o uso da internet, de softwares educativos e de plataformas de ensino a distância prejudique o processo de aprendizagem, outros negam totalmente a existência desses recursos didáticos por desconhecer suas potencialidades e praticidade.
As Tecnologias Educacionais contemporâneas permitem a construção de leituras inovadoras do mundo e ampliam as possibilidades de articulação, construção e circulação da informação. Aprendemos com o filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein (1889-1951) que os limites da nossa linguagem denotam os limites do nosso mundo. Quanto maior a diversidade de ferramentas dominadas pelo aluno, maior será seu território de ação.
Nunca houve na história da Educação tanta facilidade em aprender, realizar cursos superiores e técnicos e obter o tão sonhado diploma como atualmente. A inovação tecnológica contribui de forma significativa para a efetivação do EAD (Educação a Distância) transformando a tradicional sala de aula em uma tela de computador, sem sair de casa e no horário que for mais adequado às necessidades do aluno. Essa modalidade de ensino já ganhou o mundo e se torna cada vez mais procurada e, ao que tudo indica, será a tendência para o futuro. Essa inovação na Educação facilita a inserção das pessoas no ambiente pedagógico, desenvolve a capacidade analítica e dá oportunidade de que as pessoas das mais diversas idades e regiões se conheçam, fazendo da diversidade outra característica positiva deste processo de conhecimento. O intermediador entre conhecimento e aluno é o tutor e não mais o professor aquele com a missão de educar e ensinar já que a proposta principal do EAD é justamente o autoconhecimento, o principal objetivo é tornar o aluno o próprio sujeito do seu processo de aprendizagem, isto