08 Gestao De Projetos
PLANEJAMENTO DE PROJETOS –
ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO LISTA DE ATIVIDADES
SUMÁRIO
8.1 Introdução
2
8.2 Estrutura Analítica de Projetos
2
8.3 Lista de Atividades
5
Considerações Finais
7
Referências7
08
|aula
Prof. M.e Nabor Alves Monteiro
Objetivo da aula
▪▪ Descrever a estrutura analítica de projetos enfatizando sua importância no planejamento e gerenciamento do projeto, assim como explicar o papel da lista de atividades na composição do escopo do projeto.
8.1 Introdução
Na aula anterior vimos sobre o planejamento do escopo e, nessa aula vamos começar a construir o planejamento do projeto com todos os seus elementos. Iniciaremos abordando a estrutura analítica do projeto, que é uma representação gráfica de todas as entregas necessárias para conclusão desse e, também, a lista de atividades que descreve as tarefas necessárias para conclusão de uma entrega.
Figura 8.1: entregas
8.2 Estrutura Analítica de Projetos
A estrutura analítica do Projeto, conhecida como EAP, ou
WBS (do Inglês, work breakdown structure), é “uma representação gráfica do projeto que evidencia seus componentes e as atividades necessárias a sua conclusão” (MENEZES, 2008, p.123). Ou, conforme o PMBoK, “uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias”. Pelos conceitos expostos observamos que a EAP é uma representação gráfica das entregas pela qual podemos visualizar todo o escopo do projeto. O desenho da EAP lembra o organograma da empresa, porém não deve ser confundido com ele.
Figura 8.2: organograma
2
GESTÃO DE PROJETOS
Para elaborarmos a EAP, primeiramente, é necessário identificar os maiores subcomponentes do projeto. O termo “decomposição hierárquica” da definição da EAP significa que ela é elaborada em níveis. No chamado nível zero, temos o título do projeto e no nível 1 tem-se as grandes entregas do projeto (as principais entregas).