07 problemas comuns em empresas que não inovam
Felipe Scherer
Um dos desafios relacionados à gestão da inovação trata de cultivar um ambiente favorável para que ela possa ocorrer nas empresas. De maneira geral essa é uma tarefa difícil e requer tempo. A inovação é um gene recessivo nas organizações e algumas práticas comuns reforçam essa realidade.
No inicio do ano, a professora da Harvard Business School, Rosabeth Moss Kanter, apontou algumas situações que inibem a inovação no ambiente empresarial. Selecionei os 7 que considero mais importantes e tomei a liberdade de acrescentar ideias no trabalho, ampliando a discussão dos problemas e soluções.
Problema 1) Desconfie de novas ideias que vem da base ou vindas de fora da empresa – se fossem boas teriam sido pensadas pela alta gestão, portanto ideias mais diruptivas vindas da base operacional devem ser descartadas.
Solução: Buscar novas ideias de diferentes fontes, independente de ser do nível operacional ou estratégico, interno ou externo à empresa. Hoje está cada vez mais fácil e barato colocar em prática a inovação aberta. Isso não significa de que devemos, por exemplo, desenvolver tudo que os clientes nos pedem mas aumentamos a probabilidade de encontrar soluções relevantes para nossos problemas ou mesmo insights relevantes.
Problema 2) Basei-se no passado para prever o futuro – relembrar os projetos passados que não funcionaram e os utilizar como guia na tomada de decisão.
Solução: Dirija olhando para frente e não para o retrovisor. O passado nem sempre é o melhor indicativo de potencial de uma ideia. As condições podem ter mudado, o que deu errado pode ser ajustado para dar certo, novas tecnologias surgiram, etc…
Problema 3) Mantenha as pessoas ocupadas – monitore a carga de trabalho dos colaboradores. Se eles estão com algum tempo livre, trate de encontrar algo para fazer.
Solução: Seja flexível, permita que as pessoas dediquem tempo a buscar novas soluções