Ivson da Silva Serra
GESTÃO ADMINISTRATIVA, FINANCEIRA E DE QUALIDADE NA VALE DO RIO DOCE.
SÃO PAULO
2014
FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
GESTÃO ADMINISTRATIVA, FINANCEIRA E DE QUALIDADE NA VALE DO RIO DOCE.
ANDRE LUCAS DO NASCIMENTO
BRUNO FERREIRA DE AZEVEDO
DENYS SOUZA DE MIRANDA LIMA
FABIO SANTANA
IVSON DA SILVA SERRA
LUCILENE DA SILVA CUNHA
PRISCILA BERNADETTE TAVARES MARCASSA
WILLIAM CRISTIANO FERREIRA SANTOS
Trabalho de Grupo Interdisciplinar apresentado ao curso de Administração da Faculdade Carlos Drummond de Andrade, como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração.
Orientador: Prof. Sérgio Escobar
SÃO PAULO
2014
RESUMO O objetivo deste trabalho é analisar qual metodologia, dentre as diversas alternativas de mensuração de ativos e passivos exigíveis apresentadas pela Teoria da Contabilidade, proporcionaria um valor mais aproximado da realidade do patrimônio líquido de uma empresa, sob a ótica do proprietário. Para abordar a questão proposta, considera-se como premissa básica o fato de que se os ativos e passivos exigíveis de uma entidade estiverem sendo mensurados por valor mais aproximado da realidade, e considerando-se que o patrimônio líquido é apurado pela diferença entre os dois, então o patrimônio líquido estaria também mensurado da mesma forma. Assim, seria possível afirmar que existe uma metodologia mais correta de avaliação de ativos e passivos exigíveis de uma entidade, considerando-se as alternativas apresentadas pela Teoria da Contabilidade?
Este trabalho aborda especificamente o problema da mensuração de ativos e passivos exigíveis, e tenta investigar se existe uma melhor metodologia para mensurá-los, considerando-se os resultados que podem ser obtidos. Não é nosso objetivo apresentar a solução para o questionamento proposto, face à sua complexidade, mas expressar a