Ivson da silva Serra
GESTÃO LOGISTICA, REDUÇÃO DOS CUSTOS OPERACIONAIS.
SÃO PAULO
2014
2
A Importância da Logística como Ferramenta de Redução dos Custos
Operacionais.
INTRODUÇÃO
Para Pereira (2005 apud Freitas, 2003), a logística é a chave da prosperidade das empresas, para ele o mercado atual exige uma maior eficiência por parte das empresas em suas respectivas estratégias logísticas, para que assim elas busquem ultrapassar os limites locais levando sua empresa a mercados internacionais, fazendo com que a logística dessas empresas atue de forma a ampliar as suas relações com os mercados exteriores. Hoje com os mercados em expansão e concorrência global, os negócios passaram a enfatizar as estratégias que melhoram o desempenho dos processos internos de uma empresa.
Sendo assim, Christopher (2011) relata que o uso da logística é uma ferramenta de suma importância para qualquer tipo de empresa. É através de uma logística simples e eficaz que a empresa consegue melhorar o seu funcionamento interno, integrando seus processos, além de proporcionar maior comodidade e rapidez no atendimento dos interesses de seus clientes.
RELAÇÃO ENTRE LOGÍSTICA, CADEIA DE SUPRIMENTOS E CUSTOS
LOGÍSTICOS.
De acordo com Christopher (2011), Logística e Gerenciamento da
Cadeia de Suprimentos, não são ferramentas de gestão novas no mercado, elas são usadas desde os tempos mais antigos como nas construções das pirâmides pelo povo egípcio e também na formulação de estratégias de guerra.
Naquele tempo eles utilizavam a logística como forma de surpreender seus adversários para que nada acontecesse de errado, obtendo sucesso em suas investidas, assim conquistavam novos territórios e expandiam seu poder pelas tribos vizinhas.
Derivada do grego "Logus", significa a arte de calcular ou manipulação dos detalhes de uma operação, o termo Logística, de acordo com o Dicionário
Aurélio vem do francês logistique, e é definida como a "parte da