049136931333
788 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁFORMAÇÃO INTERDICIPLINAR II (IBEF)
ADSON SARAIVA DA SILVA
1ª Análise Microscópica em Aula prática
Santarém – Pa
2012
1ª Análise Microscópica em Aula prática
Trabalho apresentado ao Ciclo de Formação Geral da Universidade Federal do Oeste do Pará na Disciplina de Biologia Celular, de formação Interdisciplinar II, como requisito parcial para obtenção de nota.
Professor: Gabriel Iketani. Turma: T2 Formação Interdisciplinar II (IBEF)
Santarém – Pa
2012
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos abordar de maneira bem sucinta alguns aspectos de diferenciação entre um dos maiores grupos de angiospermas as Monocotiledôneas e as Dicotiledôneas. Podendo levar em consideração o interesse e de forma mais simples referir-se às plantas separando-as em nesses dois grandes grupos principais. A forma como se tenta compactar as informações levantadas aqui, não torna o conteúdo livre de críticas; podendo este se tornar ainda mais enriquecido com a contribuição de mais estudos á respeito do corpo vegetal como um todo; contribuições estas podendo estar sendo feito de forma fiel e distribuídas de forma igual às partes interessadas no assunto.
CONCEITOS E DIFERENÇAS MORFOLÓGICAS E ANATÔMICAS DAS MONOCOTILEDÔNIAS DAS DICOTILEDÔNEAS
A presença de um ou dois cotilédones permite a diferenciação entre dois grupos principais de angiospermas: as Monocotiledôneas, que podem ser conceituadas como planta ou grupo de plantas fanerogâmica (planta que tem órgãos sexuais aparentes, plantas que produzem flores, são angiospermas, cujas sementes possuem um só cotilédone. Já as dicotiledôneas, que podem ser conceituadas como planta ou grupo de plantas fanerogâmica, Angiospermas cujas sementes possuem dois cotilédones. Na natureza, em geral existem várias características morfológicas que diferenciam