04/05/14
T:101
Série:1°
-Classificar os tipos de climas
Os tipos de climas estão classificados basicamente em:
Equatorial: Clima quente e úmido durante o ano todo, em regiões localizadas próximas à linha do Equador, com temperatura média anual de 25°C.
Tropical: Clima quente com variações de umidade com localização entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, podendo ser mais seco ou mais chuvoso e tendo temperaturas médias de 20°C .
Subtropical: Clima quente e frio com estações mais definidas, em que o verão é quente (média 20-25°C) e o inverno mais rigoroso (0-10°C).
Mediterrâneo: Clima com verões quentes (média 25°C) e invernos brandos (0-15°C). As chuvas acontecem no inverno e o verão é quente e seco.
Desértico: Clima muito quente durante o dia, com média de 30°C, e noites com temperaturas frias, pois a amplitude térmica é bem alta (15-20°C. A umidade do ar é muito baixa, aproximadamente de 15%.
Semiárido: Clima quente durante todo o dia, com média de 25°C. E umidade do ar baixa, mas mais alta que no clima desértico, cerca de 40%.
Temperado: Clima com invernos frios (-5°C) e verões amenos (15°C). Precipitações anuais médias entre 1.000 a 2.000 mm.
Frio de montanha ou de altitude: Frio constante durante todo o ano em razão das altas altitudes das montanhas, com médias anuais de 0°C e abaixo de zero, com presença de neve constante em altitudes mais elevadas.
Polar: Frio extremo com temperaturas sempre abaixo de 0°C, com umidade do ar muito alta em face da constante presença de neve o ano todo.
-Estabelecer a importância do clima no crescimento econômico de determinadas regiões. As relações aparentemente simples entre clima e economia se tornam mais complexas à medida que se procura determinar a causalidade entre condições climáticas adversas e grau de suscetibilidade socioeconômica aos fatores climáticos.
Observações empíricas mostram que regiões caracterizadas por condições climáticas severas apresentam forte