algas
As algas são organismos que anteriormente eram incluídos no Reino Plantae, porém atualmente pertencem ao Reino Protista, sendo a Ficologia o ramo da biologia que estuda esses seres: unicelular ou multicelular, eucariontes, fotossintetizantes e viventes em ambientes de água doce ou salgada.
Algas Unicelulares
Grupo de algas cujo corpo consiste de uma única célula. As algas unicelulares são organismos microscópicos semelhantes a plantas. Muitas dessas algas vivem em colônias, sendo comuns em lagos e tanques. No verão, elas costumam esverdear as águas dos tanques.
Algas Multicelulares
Existem algas pluricelulares de diferentes formas e tamanhos. Elas podem ter a forma de filamentos, lâminas ou ramos. Muitas vezes, tem a forma de uma folha. Mas, se as examinarmos no microscópio, veremos que elas não apresentam a estrutura das folhas verdadeiras.
Principais grupos de algas
- Algas verdes: Podem ser unicelulares, coloniais ou pluricelulares. Exemplos: ulva.
- Algas pardas: Maioria pluricelular, geralmente possuem bolsas de ar que permitem flutuação. Exemplo: sargaço
- Algas vermelhas: Maioria pluricelular.
- Diatomáceas: Unicelulares, de cor amarelada ou dourada. Possuem formas distintas com reforço de sílica na parede celular (carapaças), formando desenhos.
- Dinoflagelados: Unicelulares, de cor avermelhada e com dois flagelos.
- Euglenofíceas: Unicelulares, com um único flagelo. Possuem uma estrutura fotorreceptora, que direciona a célula à luz.
Esses organismos autotróficos, dispostos na superfície oceânica (compondo o fitoplâncton), consomem o gás oxigênio dissolvido na água para a sua respiração e liberam através do processo fotossintético cerca de 70 a 90% do oxigênio contido na atmosfera. Recebendo, portanto, a denominação de pulmão do mundo, diferente do que muitos pensam que seja a Floresta Amazônica.
A reprodução assexuada pode ser tanto por divisão binária, isso nas unicelulares, onde a célula se divide ao meio; quanto por