039125101260

439 palavras 2 páginas
Centro de Ciências Humanas
Curso de Comunicação Social /Educomunicação
Professor: Angelo
Aluna: Polyana Monteiro

Atividade
SOS Violência

Abril/2013

1º - Criar um novo titulo:

Violência: Os dois lados da moeda

2° - Recortar cinco citações mais representativas do texto:

- “Opor-se a todas as formas de violência, da violência física, direta (extermínio de massa, terror),a violência ideológica (racismo,incitamento ao ódio, discriminação sexual) parece ser a preocupação maior da atitude liberal tolerante que hoje prevalece.”
- “A lição a tirar é que devemos resistir ao efeito de fascínio da violência subjetiva, da violência exercida por agentes sociais, indivíduos malévolos aparelhos repressivos disciplinados, turbas fanáticas: a violência subjetiva é simplesmente a mais visível das três.”
- “A nossa cegueira perante os resultados da violência sistêmica talvez seja perceptível com a máxima clareza nos debates em torno dos crimes comunistas”.
- “Tanto a velha direita, com sua fé ridícula na autoridade e num patriotismo provinciano, como a velha esquerda da luta contra o capitalismo são hoje forças verdadeiramente conservadoras que travam as suas batalhas num teatro de sombras e perderam o contato com as novas realidades”.
- “A tirania que hoje ocorre assume novos disfarces- a tirania do século XXI é a chamada “democracia”“.

3° - Fazer cinco comentários curtos sobre o capitulo

- SOS Violência retrata a maquiagem que os cidadãos fazem ao tratar do termo Violência, mostrando as hipocrisias que envolve toda essa problemática.
- A preocupação que prevalece sobre os diversos tipos de violências é uma oposição, aonde o cidadão diz ser contra porem ao mesmo tempo, trás em si preconceitos, discriminações, ódios... Tudo que leva a prática dessa ação.
- A sociedade fecha os olhos aos resultados assustadores da violência sistêmica ,fugindo da responsabilidade que a cobre ,ou seja ,o indivíduo é agente ativo da violência.
- Tudo gira em torno

Relacionados