Sped
As fases de um projeto formam o ciclo de vida do projeto e como tal servem para alinhar expectativas acerca do que acontecerá em cada fase. Isto é, assim como os seres-humanos têm um ciclo de vida (nascimento, infância, adolescência, vida adulta, melhor idade e morte) e para cada uma das fases que compõem o ciclo de vida são esperados comportamentos, situações e acontecimentos, os projetos também têm o seu ciclo de vida, a saber: iniciação, planejamento, execução e encerramento.
Cada fase do projeto e marcado pela entrega de um produto ou vários como uma espécie de protótipo. No início de cada fase, define-se o trabalho a ser feito e o pessoal envolvido na sua execução, e por ultimo o fim da fase é marcada por uma revisão dos produtos e do desempenho do projeto até o momento.
De acordo com o PMBOK, os processos de gerenciamento de projetos podem ser organizados em cinco grupos de processos: * Iniciação
Fase em que a idéia do projeto se materializa, o projeto é formalizado, assim como o Gerente do projeto. * Planejamento
Fase em que todas as atividades e a estratégia de execução do projeto será definida. * Execução
Fase em que todas e somente as atividades planejadas são executadas. * Encerramento
Fase em que é formalizado o fim do projeto.
Os ciclos de vida definem: * Que trabalho deve ser realizado em cada fase; * Quando as entregas devem ser geradas; * Quem esta envolvido em cada fase; * Como controlar e aprovar cada fase.
Em relação aos custos eles são geralmente crescentes, começando com baixo custo e atingindo seu ápice na fase intermediaria e caem próximo a finalização. Os riscos seguem um padrão contrario, ou seja, começa com um alto risco e vai diminuindo conforme o projeto