03881605193
3009 palavras
13 páginas
CRIAÇÃO DA ÁREA DE URBANIZAÇÃO NOS CURSOS DEENGENHARIA CIVIL NO BRASIL
Fernando, E.C. Vidal-vidal@unb.br
Antonio Carlos, M. Chemin
Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e
Ambiental
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro - FT/ENC
Asa Norte
70844010 – Brasília – Distrito Federal
Resumo:Transformações sociais aceleradas e altamente significativas que vem ocorrendo no mundo todo implicaram no aparecimento de problemas complexos, de difícil solução que sob muitos aspectos decorrem da difusão de novos e inovadores sistemas tecnológicos tais como os de energia, transportes, telecomunicações, teleinformática, dentre outros.
Tradicionalmente têm cabido aos profissionais da Engenharia Civil as atribuições de planejar, executar, e operar vários desses sistemas tecnológicos. Desse modo propõe-se que os cursos de Engenharia Civil passem a ter uma nova forma de estruturação mais adaptada às demandas da sociedade com críticos e numeroso problemas complexos, tais como a problemática ampla do assentamento territorial de grupos populacionais humanos e suas decorrentes crises de saneamento, transportes, habitação, energia e abastecimento dentre outros. Palavras-chave: Transformações Sociais, Sistemas Tecnológicos, Urbanização.
1.
JUSTIFICATIVA E IMPORTÂNCIA DO PROJETO
Nesta proposta, (que originalmente foi feita em 1990, para o curso de Engenharia Civil da
Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília), hoje se pretende estendê-la aos cursos de Engenharia Civil do Brasil), parte-se da aceitação do fato de que os cursos de Engenharia
Civil no Brasil precisam adaptar-se em muitos aspectos frente às exigências atuais para a formação de profissionais capacitados a enfrentar complexos, urgentes e importantes problemas que a atual realidade histórica do país apresenta.
Transformações sociais aceleradas e altamente significativas que vem ocorrendo no mundo todo, após a chamada Revolução