gestão de pessoas
Introdução
É o período que começou no início da década de 1990. É a época em que estamos vivendo atualmente. A principal característica dessa nova era são as mudanças, que se tornaram rápidas, imprevistas, turbulentas e inesperadas. A tecnologia da informação – integrando a televisão, o telefone e o computador – trouxe desdobramentos imprevisíveis e transformou o mundo em uma verdadeira aldeia global.
A informação passou a cruzar o planeta em milésimos de segundos. A competitividade tornou-se intensa e complexa entre as organizações. O capital financeiro deixou de ser o recurso mais importante, cedendo lugar para o conhecimento. O conhecimento torna-se básico, e o maior desafio passa a ser a produtividade do conhecimento. Tornar o conhecimento útil e produtivo tornou-se a maior responsabilidade gerencial.
Desenho orgânico da era da informação
1. Ênfase em equipes autônomas e não mais em órgãos ou departamentos
2. Elevada interdependência entre as redes internas de equipes
3. Organização ágil, maleável, fluida, simples e inovadora
4. Intensa interação através de cargos auto definidos e mutáveis
5. Cargos flexíveis e adequados a tarefas complexas e variadas
6. Capacidade expandida de processamento da informação
7. Ênfase na mudança, na criatividade e na inovação.
8. Ideal para ambiente mutável e dinâmico e tecnologia de ponta
Gestão de pessoas na era da informação
As relações no ambiente de trabalho passaram por diversas mudanças, graças ao amplo desenvolvimento da tecnologia. Essa reforma refletiu diretamente na atuação dos recursos humanos, que ficaram frente a frente com o desafio imposto pela nova realidade: abandonar a postura focada em processos burocráticos e de controle, como por exemplo a pagadoria ou o controle rígido de frequência, para alavancar o crescimento da maior riqueza das organizações, as pessoas. A era da Informação está sendo mais do que uma mudança social. Ela é uma mudança na