02
“A avaliação da aprendizagem não é a tirana da prática educativa. A avaliação da aprendizagem, por ser avaliação, é amorosa, inclusiva, dinâmica e construtiva. A avaliação inclui, traz para dentro; os exames selecionam, excluem, marginalizam. ’’
(LUCKESI).
COMENTÁRIO;
Nesse sentido, a avaliação passa a ser um processo contínuo e sistemático, um meio e nunca um fim em si mesmo. Através dos resultados será possível identificar os erros e acertos do trabalho docente, pois avaliando o aluno, o professor está também se avaliando. A função diagnóstica transforma-se, assim, em uma das mais importantes funções da avaliação, superando o paradigma classificatório, punidor, largamente difundido nos meios educacionais. A avaliação passa a ser um instrumento que permite questionar e reorientar a prática pedagógica, a fim de fazer o aluno avançar na aquisição e ampliação do seu conhecimento; deve ainda privilegiar a qualidade do pensamento e não a quantidade do conteúdo repassado em sala de aula.
Atividade de Conclusão III
Analisando sua prática docente, responda: 1 – Em sua rotina escolar você já pode observar as mudanças nas séries iniciais devida à ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos? Comente.
Ainda é muito recente afirmar e observar mudanças na rotina das séries iniciais, porém, podemos colocar alguns pontos importantes que podemos levar em consideração, como por exemplo, movimentos para uma maior consciência da necessidade de construção de uma escola comprometida com a cidadania que caminha para uma real inclusão do aluno. A construção dessa escola demanda, certamente, mais do que políticas promotoras do acesso a essa escola , ela deve ser construída a partir do conhecimento da realidade brasileira. Nesse processo, é preciso valorizar os avanços e superar as lacunas existentes no projeto político-pedagógico, ou seja, melhorar aquilo que pode ser melhorado.
2 – Observando que