02 A CARTOGRAFIA DO CONHECIMENTO
Metodologia Científica
__________________________________________________________________________
TEXTO 1
A CARTOGRAFIA DO CONHECIMENTO
Como ele era e como está se transformando?
-A matemática grega
Segundo Tales de Mileto (585 A.C.), Pitágoras (550 A.C.), Euclides (século II A.C), a Lógica e a
Geometria são duas das ciências que alcançam desenvolvimento exemplar na Grécia. Assim começa a real abstração matemática, discutindo-se a existência ou não do infinito, os números infinitesimais, os paradoxos de Zenon, e as relações do universo.
No século XVI, a alquimia englobava tanto uma arte empírica quanto a ciência teórica e teve
Paracelso como um dos principais representantes.
No século XIX, Alfredo Nobel inventou a dinamite; Graham Bell e Watson, o telefone; Edison patenteia o fonógrafo e inventa a lâmpada elétrica.
A física do século XX introduz também a ideia de que tempo e espaço são dados relativos.
- Meados do século XV a fins do século XVIII, Bacon, Galileu e Descartes foram os principais pilares da fundação da ciência moderna.
Segundo Bacon (1561-1626), para passar de dominado a dominador da Natureza o homem deve conhecer as leis da Natureza por métodos comprovados através de experimentos. Bacon formulou a teoria da indução, que serve para descrever minuciosamente os cuidados, técnicas e procedimentos para investigação dos processos naturais. A máxima baconiana é: “Saber é poder”. No pensamento de Galileu (1564-1642), a nova ciência constitui-se pela utilização do método lógico-matemático, onde tudo pode ser medido, quantificado e matematizado, afastando todos os elementos subjetivos como: desejos, cores, sabores, e odores. Sua máxima é: “O livro da Natureza está escrito em caracteres matemáticos”.
Descartes (1596-1650), foi o criador do método cartesiano, propôs quatro regras básicas capaz de conduzir o espírito a verdade. 1) Evidenciar – O objeto deve ser exposto com clareza e evidência; 2) Decompor – Deve dividir-se em tantas