O uso da cartografia em sala de aula
O USO DA CARTOGRAFIA EM SALA DE AULA
RESUMO:
O mapa antes de tudo é linguagem, pois, projeta declarações ideológicas, informações, um pensamento a partir de um “ponto de vista” de qualquer área, região, lugar e etc., do espaço geográfico. Assim, quando alguém o visualiza se tem uma idéia da representação visual do espaço geográfico a partir da sua análise crítica e técnica. Nesta perspectiva o presente trabalho contempla uma discussão acerca da importância da cartografia no ensino de geografia. Trata-se de análises de uma pesquisa realizada com alunos do 3° ano do Ensino Médio, da rede pública Estadual dos municípios de Jesuítas e Assis Chateaubriand/Pr, com o objetivo de aferir como vem sendo construído o domínio da leitura cartográfica a partir de mapas temáticos.
Palavras chaves: Importância da cartografia no ensino de geografia. Pesquisa realizada com alunos do 3° ano do Ensino Médio. Domínio da leitura cartográfica.
1. INTRODUÇÃO
A cartografia como meio de comunicação, existe antes mesmo da invenção da escrita, as informações cartográficas constituem as bases sobre as quais se tomam decisões e encontram soluções para os problemas, políticos, econômicos e sociais. Sendo que a mesma constitui-se numa das principais ferramentas usada pela humanidade para ampliar os espaços territoriais e organizar sua ocupação. Enquanto ramo do saber científico podemos afirmar que:
A cartografia é o conjunto de estudos e operações lógico-matemáticas, técnicas e artísticas que, a partir de observações diretas e da investigação de documentos e dados, intervém na construção de mapas, cartas, plantas e outras formas de representação, bem como no seu emprego pelo homem. Assim a cartografia é uma ciência, uma arte e uma técnica (CASTROGIOVANNI, 2000, P.39).
Desta forma, a utilização da cartografia em sala de aula, permite aos educandos observarem, imaginarem e até mesmo criarem um estudo