02 ENTREVISTA NA PESQUISA QUALITATIVA
Curso de Psicologia
Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa
Professora: Jon Cavalcante
Aluna: Karolyne Braga Moreira
Nº matrícula: 359673
ENTREVISTA NA PESQUISA QUALITATIVA
Considera-se entrevista a interação entre duas ou mais pessoas, nesse aspecto, compreende-se que ela pode ser uma entrevista individual, ou uma entrevista grupal, se considerando que ela é uma forma de interação social que valoriza o uso da palavra. É uma técnica bastante utilizada atualmente na clínica para intervenção terapêutica e para o diagnóstico, assim como também é utilizada na seleção de pessoas para o desempenho de atividades futuras, assim como também é utilizada na pesquisa científica como fonte de coleta de dados.
O uso dessa técnica em pesquisas qualitativas apresenta várias vantagens dentre elas é o de ela favorecer a relação intersubjetiva por meio de trocas verbais e não verbais do entrevistador com o entrevistado, permitindo assim uma melhor compreensão dos significados, valores e opiniões sobre situações e vivências pessoais. Há também uma flexibilização para conduzir o processo da pesquisa assim como na avaliação dos resultados obtidos. Privilegia a fala de atores sociais para a compreensão da realidade humana, com o objetivo de conhecer como as pessoas percebem o mundo, para tanto favorece um acesso direto ou indireto as opiniões, valores e significados que essas pessoas atribuem a si mesmas, aos outros e ao mundo.
Entretanto, existem outras técnicas que ajudam a investigar o comportamento humano, como agem, que são a de observação participante e a observação sistemática, distinguindo-se por esta ultima defender o distanciamento entre o observador e o fenômeno a ser observado.
Para a pesquisa qualitativa, ou ainda tradição idiográfica, as ciências sociais tem objetivo de compreender a realidade humana vivida socialmente, portanto, torna-se essencial captar os significados. Essa abordagem compreensiva é criticada