015208332380

1245 palavras 5 páginas
Introdução

A Educação só se concretiza quando temos consciência da importância no desenvolvimento no plano social, político e cultural de nosso país. Seria primordial a consciência de nossos governantes em relação a sua importância no crescimento da nação, e para que isso aconteça há necessidade que o poder público acredite que a solução está em educação de qualidade, portanto deve-se investir, garantindo aos nossos educandos acesso à educação, oferecendo condições necessárias para que cheguem à escola.
São vários os fatores ligados à educação que facilitam a permanência de nossas crianças nas escolas, gerando com isso a possibilidade dos educandos crescerem e contribuírem para o progresso de nosso país. O conhecimento é importante no desenvolvimento de uma criança. Em frente a esta situação, escolhemos o transporte escolar, que por lei é direito de todos os alunos da rede pública.

O Transporte Escolar

O governo federal criou, em 2004, o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), pela Lei nº 10.880, de 9 de junho, que seria usado para garantir o acesso ao ensino obrigatório, pois através dessa ajuda financeira aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal conseguiria oferecer um ensino para todos, evitando a evasão escolar, reforçando a igualdade e o cumprimento das leis, é importante lembrar que esse dinheiro trata-se de uma ajuda, uma complementação, pois conforme a LDB, é dever dos estados e municípios essa responsabilidade, devendo destinar recursos para essa finalidade.
Em Vilhena, percebemos que este meio não funciona, ônibus superlotado, alunos em pé correndo diversos riscos durante o trajeto, o veículo não tem a mínima condição de estar transportando crianças, não há cintos de segurança na maioria das poltronas, municipal tente amenizar a situação, procurando transportar os alunos das escolas municipais e estaduais, atendem conforto, costuma atrasar e algumas vezes nem aparece por problemas

Relacionados