01 TRATAMENTO DE GUA
Graduação em Engenharia - Habilitação: Engenharia Civil
LISTA DE EXERCÍCIOS nº 01 - TRATAMENTO DE ÁGUA
Discente: GABRIEL HECKLER PIEDADE - Turma: 022 (DEP)
Disciplina: 6QUI023 - QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA A
Docente: Prof. Dr. ANTONIO ALBERTO DA SILVA ALFAYA
1 - Por que dizemos que a água é um excelente solvente e não é possível obtê-la
100% pura?
R: A água é um excelente solvente, já que ela é capaz de dissolver uma infinidade de substâncias. Devido a esta capacidade, ninguém pode vê-la em absoluta pureza.
Quimicamente sabe-se que, mesmo sem impurezas, a água é uma mistura de 33 substâncias distintas.
2 - O que são critérios de potabilidade?
R: Critérios de Potabilidade são normas de qualidade para as águas de abastecimento. 3 - Quais as características físicas mais importantes da água?
R: Cor, Turbidez, pH, Sabor e odor, Temperatura e Condutividade Elétrica.
•
•
•
•
COR: A água pura é virtualmente ausente de cor. A presença de substâncias dissolvidas ou em suspensão altera a cor da água, dependendo da quantidade e da natureza do material presente. É sensível ao pH e sua remoção é mais fácil em pH baixo. -Cor aparente: quando a água, além da cor, apresenta uma turbidez adicional, que pode ser removida por centrifugação. -Cor verdadeira: removida a turbidez, o residual que se mede é a cor verdadeira, devido a partículas coloidais carregadas negativamente.
TURBIDEZ: Devido à presença de partículas suspensas na água com tamanho variando desde suspensões grosseiras aos colóides, dependendo do grau de turbulência. Estas partículas provocam a dispersão e absorção da luz, dando à água uma aparência nebulosa, esteticamente indesejável e potencialmente perigosa. Algumas causas: partículas de argila ou lodo, descarga de esgoto doméstico ou industrial, presença de um grande número de micro-organismos, bolhas de ar finamente divididas. pH: usado para expressar a intensidade de uma condição ácida ou alcalina de uma solução. Mede