01 PRIMEIROS SOCORROS
RANIA MARIA MARTINS DE OLIVEIRA SOUZA
PRIMEIROS SOCORROS
Niquelândia - GO
30 de Outubro de 2014
RANIA MARIA MARTINS DE OLIVEIRA SOUZA
PRIMEIROS SOCORROS
Trabalho apresentado ao Curso de TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO do Instituto Educacional Tiradentes, para as disciplinas de Dependência.
Niquelândia - GO
30 de Outubro de 2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho tentaremos mostrar um pouco da literatura existente sobre o tema em discussão e fornecer dados suficientemente claros para todo e qualquer profissional da área da saúde ou não para que quando se faça necessário este saiba como proceder inicialmente para retardar a morte da vítima.
PRIMEIROS SOCORROS
Medidas de reanimação RCP - Ressuscitação Cárdio Pulmonar
A Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) é o conjunto de medidas que tem por objetivo reverter à morte de pacientes com as funções respiratórias e circulatórias ausentes ou comprometidas
Para uma RCP completa e eficaz é necessário a completa abertura das vias aéreas, ventilação boca-a-boca e compressão torácica externa em posição correta, sendo essa, posição supina ou em decúbito dorsal sobre superfície firme sendo necessário que o socorrista realize uma inspiração profunda e insuflar o pulmão englobando a boca toda para não escapar ar algum.
A RCP é aplicada quando se encontra um ou mais de um dos seguintes sintomas:
* Apneia
* Respiração Agônica
* Ausência de pulso
* Parada Circulatória
* Respiração Irregular
* Frequência cardíaca muito baixa
* Cianose
* Palidez Cutânea
Ao perceber qualquer um dos sintomas acima e a necessidade de uma RCP, o socorrista deve se posicionar lateralmente a vítima posicionando uma mão sobre a outra sobre o esterno e realizar a compressão de maneira ritmada e firme sem dobrar os cotovelos. Nesses casos, a reanimação cardiopulmonar é realizada quando o objetivo é o de reverter à morte clínica do indivíduo.
PROCEDIMENTOS DE PRIMEIROS