01 Doenças ocupacionais
TRABALHO DE ERGONOMIA
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Doenças Ocupacionais
Alunos:
Edson Barbosa Ferreira
1
1
Doenças Ocupacionais
Introdução
Doenças ocupacionais são as que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido. O aumento de casos das doenças ocupacionais ocorreu após o surgimento do capitalismo, onde os trabalhadores passaram a ser consumidos pelo trabalho, sobrecarregados por inúmeras atividades ocasionando com isso um sofrimento físico e mental.
2
2
Doenças Ocupacionais
Algumas das Principais Doenças Ocupacionais
Doenças das Vias Aéreas
As doenças das vias aéreas diretamente relacionadas aos materiais inalados nos ambientes de trabalho dependem das propriedades físico - químicas dos agentes, da susceptibilidade individual e do local de deposição de partículas - nariz, traquéia, brônquios ou parênquima pulmonar. Quando o local de deposição é o nariz, geralmente, a resposta clínica é a rinite, a perfuração septal ou câncer nasal; quando se localiza na traquéia ou nos brônquios Doenças pulmonares ocasionadas pela inalação de poeiras químicas como da sílica e dos asbestos, que causam silicose e asbestose. Químicos, trabalhadores da construção civil e mineradores podem sofrer com estes problemas.
-
-
-
3
3
Doenças Ocupacionais
Doenças das Vias Aéreas - Silicose:
É a principal pneumoconiose no Brasil, causada por inalação de poeira de sílica livre cristalina (quartzo). Caracteriza-se por um processo de fibrose, com formação de nódulos isolados nos estágios iniciais e nódulos conglomerados e disfunção respiratória nos estágios avançados. Atinge trabalhadores inseridos em diversos ramos produtivos: na indústria extrativa (mineração subterrânea e de superfície); no beneficiamento de minerais (corte de pedras, britagem, moagem, lapidação); em fundições, em cerâmicas; em olarias; no