0018
A g ê n c i a
E u r o p e i a
p a r a
a
S e g u r a n ç a
e
a
S a ú d e
n o
51
T r a b a l h o
ISSN 1681-2166
O amianto na construção civil
a
Introdução
Todos os que trabalham na construção civil ou na manutenção ou limpeza de edifícios estão potencialmente em risco de exposição ao amianto. Esta ficha técnica explica o que é o amianto, os seus efeitos para a saúde, quem está exposto ao risco e onde esta substância se encontra. Não inclui referências às operações de remoção do amianto. Indica algumas boas práticas básicas, mas não constitui uma orientação detalhada.
Se tem alguma suspeita de que pode estar exposto ao amianto no seu local de trabalho, recomenda-se vivamente que contacte a autoridade sanitária ou outro organismo competente.
É bem sabido que o fumo do cigarro pode provocar cancro do pulmão, mas quando se está igualmente exposto ao amianto o risco de contrair este tipo de cancro multiplica-se. Um fumador que inale amianto tem 50 vezes mais probabilidades de desenvolver um cancro pulmonar do que um não-fumador que nunca esteve exposto ao amianto.
Informação fundamental
Se trabalha nos sectores da construção civil ou da manutenção ou limpeza de edifícios, pode estar em risco de exposição ao amianto. Os locais onde habitualmente se encontra amianto são, nomeadamente:
■
■
■
O que é o amianto?
Amianto é a designação corrente de um grupo de minerais. As fibras de amianto são muito resistentes ao calor e foram usadas durante muitos anos em:
■
■
■
■
■
■
materiais de isolamento térmico, nomeadamente em pavimentos e revestimentos; têxteis, papéis e cartão à prova de fogo; discos das embraiagens e calços dos travões; produtos em fibrocimento; materiais de isolamento eléctrico; equipamentos de protecção individual.
A utilização do amianto está hoje praticamente proibida na
União Europeia, mas há ainda muito amianto instalado, o que significa que a exposição ao amianto ainda é possível.
■
■
■
■
■
■
■
■
■
■
■
■
■
■
■
Consequências