SUSTENTAÇÃO
UNIJUI CAMPUS-PANAMBI
MECÂNICA DOS FLUIDOS
TÍTULO DO TRABALHO: SUSTENTAÇÃO
GRUPO: ALESSANDRO DIEGO NEUMANN FÁBIO JOSIAS ROSSATO FERNANDO
Professor Doutor LUIS BORTOLAIA
Panambi/RS,
Julho de 2012.
Sumário
1. INTRODUÇÃO O homem sempre admirou o voo suave dos pássaros, aquelas habilidades e técnicas naturais que sempre foram de causar inveja. Ao passar dos tempos alguns aventureiros tentaram de alguma forma imitar os seres de asas, mas não obtiveram sucesso. Leonardo da Vinci foi uma figura que pesquisou a anatomia dos pássaros, obteve informações do comportamento das asas em relação ao ar. Tempos depois tivemos a colaboração de Alberto Santos Dumont, que conseguiu voar com seu 14-BIS, aeronave biplano, durante alguns metros, e com isto fez deslanchar a aviação mundial. Com o efeito das guerras, a indústria aérea teve um grande impulso, promovendo estudos e pesquisas para o aperfeiçoamento dessas máquinas maravilhosas.
Para que um avião voe, é necessário que algum tipo de força consiga vencer ou anular o seu peso. A aviação está baseada nos princípios da física, assim como os carros de fórmula 1 , nos explicando todos os mistérios que giram em torno desta prática. Muitas vezes, quando alguma pessoa vê pela primeira vez um Boeing ou um Airbus decolando ou pousando num aeroporto, não imagina como aquela máquina com algumas toneladas consiga ficar afastada, metros e algumas vezes quilômetros do solo, ou também como um carro de fórmula 1 consegue chegar numa velocidade incrível sem levantar voo ou perder a estabilidade.
Portanto o objetivo deste trabalho é trazer as respostas a estas perguntas, exemplificando sobre o conceito da sustentação e qual sua real consequência em nosso cotidiano.
2. FUNDAMENTOS FÍSICOS O principal obstáculo nas primeiras tentativas para colocar um avião no ar era o seu