0000000000000000000
Introdução
As maiorias das empresas prezam o contexto empresarial, poucas são as que o estudam detalhadamente, conferindo uma vigilância mais apertada a qualquer modificação significativa no negócio. No contexto empresarial temos indigência de diferenciar entre o contexto geral e específico. No contexto geral podemos encontrar os fatores mais genéricos, tais como o político-legislativo, econômicos, socioculturais e tecnológicos, estes influenciam as empresas de forma idêntica. O contexto específico, com fatores que afetam diretamente o comportamento das empresas, refletindo de forma diferente em cada uma. Estes fatores são referentes aos concorrentes, clientes, fornecedores e produtos de uma empresa.
A evolução dos últimos anos indicia que o contexto empresarial, independentemente da indústria, é cada vez mais complexo, modifica com maior rapidez e que os fatores externos enfrentados pela empresa, são em maior número e diversificados. Para o negócio de qualquer empresa as competências, têm cada vez mais peso no aproveitamento de oportunidades e da supressão de ameaças vindas do contexto empresarial. Torna-se primordial focar os fatores chaves de sucesso de cada indústria. Estes determinam se uma indústria é competitiva, facultando a definição dos seus comportamentos, se tem preços baixos, se é bem localizada, variedade de produtos, quais os seus mercados, o que desejam os seus clientes, etc.
Uma maneira prática de recolher, classificar e tomar decisões sobre informação vinda do contexto empresarial é através da criação de uma equipe com esta finalidade. Esta equipe deverá ter recursos que permitam organizar arquivos de informação rápidos e eficientes, facilitando a tomada de decisões no momento certo. Urge recolher a informação desejada, sendo necessário procura-la de forma planeada pelos diversos setores de uma empresa. A criação desta equipe permitirá que os seus elementos se especializem, facilitando o que se procura, onde procurar e