0000000000000000
2. Apresente quatro características que possam diferenciar peixes cartilaginosos e peixes ósseos.
3. O que é bexiga natatória? Qual a sua função e em que grupo animal podemos encontrá-la?
4. Como ocorre a excreção em peixes de ambiente dulcícola? E em peixes de ambiente marinho?
5. (UNICAMP) Muitas espécies são introduzidas em um ambiente sem que haja uma avaliação de riscos associados a essa prática. Isso tem acontecido em larga escala com peixes em todo o mundo. A truta arco-íris já foi introduzida em 82 países, uma espécie de tilápia em 66 países e a carpa comum em 59 países".
Caracterize os peixes quanto à anatomia do coração, quanto ao tipo de sistema respiratório e quanto ao tipo de sistema circulatório.
6. (UNICAMP) Um menino levou para casa um frasco contendo água, alguns ramos e um animalzinho que encontrou dentro de uma lagoa. No dia seguinte, o menino disse à mãe que haviam matado a sua mascote, que estava fora da água, seca e oca, presa nos ramos do seu "aquário". Ao ver que o filho lhe mostrava, a mãe apontou uma delicada libélula pousada no alto da cortina. Com base no texto responda:
a) Que fenômeno biológico a mãe teve oportunidade de revelar ao filho?
b) Mencione um vertebrado em que esse fenômeno também ocorre.
7. O que ocorre quando se faz a obstrução das narinas e da boca de um sapo adulto durante 10 minutos? Justifique a sua resposta.
8. (FUVEST) Cite e explique três características importantes dos vertebrados que permitiram a sua adaptação ao meio terrestre.
9. Diferencie a respiração, a excreção e o revestimento externo de peixes, anfíbios e répteis.
10. Que adaptações permitiram aos anfíbios a transição para o ambiente terrestre? Como os répteis se tornaram os primeiros vertebrados a conquistar definitivamente este ambiente?
11. (FUVEST) Três grupos de sapos foram mantidos em três temperaturas diferentes: 5°C, 15°C e