00000000000000
Um pêndulo é um sistema composto por uma massa fixado a um pivô que permite sua livre movimentação. A massa sofre a ação à força restauradora causada pela gravidade. É estudado nos casos quando sua amplitude de oscilação é pequena e para qualquer valor da amplitude e em estudos da força peso e do movimento oscilatório.
Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes descrevem-no como um objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, de Foucalt, duplos, espirais, deKarter e invertidos. Mas o modelo mais simples que tem maior utilização é o Pêndulo Simples.
2. Objetivo
Expandir o aprendizado sobre o pêndulo simples e amortecido, analisando se o movimento periódico é um movimento harmônico simples para pequenas oscilações, determinado seu período de oscilação e verificar a sua dependência com o comprimento do fio a massa e a amplitude. Estimar a aceleração da gravidade e verificar a constante de amortecimento para o pêndulo amortecido.
3. Materiais Utilizados
Esfera de chumbo e de ping-pong;
Computador;
Régua;
Software de interface;
Sensor de posição;
Cordão.
4. Procedimentos A parte experimental consistiu de duas partes: considerando-se pêndulos simples e amortecidos.
Para o primeiro experimento, montou-se o pêndulo utilizando uma esfera de chumbo. Elevou-se a mesma até certa altura, clicou-se no botão collect do programa LoggerPro, para ativar o Sensor de movimento, e a soltou dois segundos após, fazendo-a oscilar. Fez-se a medida da posição em função do tempo, usando o foto-sensor, levando em consideração um intervalo de 15 segundos. Fizeram-se cinco medições, considerando cinco comprimentos l do fio diferentes, medidos com auxílio de uma régua. O ângulo, em função do tempo, é descrito segundo a seguinte