00 Introducao Opcoes Metodologicas E Definicoes De Objetivo
Solange Martins Oliveira Magalhães
Doutora em Educação pela Universidade
Federal de Goiás/UFG, Professora do curso de Pedagogia, vinculada ao Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. Desenvolve pesquisas sobre professores. Pesquisadora da Redecentro. Membro do Observatório
Internacional da Profissão Docente – OBIPD.
E-mail: solufg@hotmail.com
Ruth Catarina Cerqueira R. de Souza
Doutora em Psicologia pela Université Paul
Valéry (França). Professora do curso de
Pedagogia, vinculada ao Pós-Graduação em
Educação da FE/UFG. Desenvolve pesquisas sobre professores. Pesquisadora da Redecentro
Membro do Observatório Internacional da
Profissão Docente – OBIPD.
E-mail: Ruthcatarina@gmail.com
A
questão do rigor e da relevância da produção educacional tem provocado debates e diálogos nos últimos anos. Isso se liga as notáveis transformações que vivenciou o campo nas últimas décadas do século XX, quando se ampliou a preocupação científica com as demandas da área da educação.
Do ponto de vista metodológico, o período também foi de crescimento de “alguns problemas de base na construção das próprias pesquisas” (GATTI,
2001, p.68), o que impulsionou, em meados da década de 1990, o investimento na solidez das bases epistemológicas dos pesquisadores para que reorganizassem a composição de suas pesquisas.
1
Pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ.
Conforme as autoras Souza e Magalhães (2012), em análise da produção acadêmica do Centro-Oeste, os problemas de base na construção dos estudos estão, em geral, relacionados ao domínio das teorias e do método de investigação. As dificuldades giram em torno da construção de categorias teóricas consistentes, conforme também especificaram Kuenzer e Moraes (2005).
Souza e