“O CRISTIANISMO AMÉRICA DO NORTE”
CURSO LIVRE EM TEOLOGIA
HISTÓRIA DO CRISTIANISMO
“O CRISTIANISMO AMÉRICA DO NORTE”
Lúcia de Fátima Silva de Souza
Volta Redonda, abril de 2012.
CEFORTE – CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA
CURSO LIVRE EM TEOLOGIA
HISTÓRIA DO CRISTIANISMO
“O CRISTIANISMO AMÉRICA DO NORTE”
Lúcia de Fátima Silva de Souza
Volta Redonda, abril de 2012.
Introdução
Na América do Norte a colonização de várias raças, contribuíram para o crescimento do Cristianismo que dominou no seu começo colonial. O resultado era a enorme variedade de modos de expressá-lo, e uma necessária tolerância mútua, que muito contribuiu para o surgimento de plena liberdade religiosa. Diversas igrejas europeias cedo lançaram suas raízes no solo americano, com total Êxito quanto às dificuldades de transplantação. O Cristianismo americano pode ser visto como parte integrante do desenvolvimento religioso da cristandade européia; o cedo aparecimento de seus aspectos "americanos", o revelam como um movimento inovador da Igreja nos séculos seguintes.
O CRISTIANISMO AMÉRICA DO NORTE
Foram os católicos romanos originários da Espanha e da França os primeiros cristãos a se fixarem no atual território dos Estados Unidos.
NOVA ESPANHAA colonização espanhola da América do Norte teve início com a conquista do México por Hernando Cortés, em 1519-21. A administração colonial espanhola oprimiu a população nativa, mas os missionários muitas vezes realizaram um trabalho notável entre os indígenas. Os principais missionários foram os franciscanos, que atuaram na Flórida, Texas, Novo México e Califórnia. No Novo México, em 1630, cerca de 35 mil índios cristãos concentravam-se ao redor de vinte e cinco estações missionárias. Em 1680, os índios pueblo destruíram Santa Fé e mataram dois terços dos