“A grande empresa industrial e a evolução da moderna economia norte-americana”
No texto “A grande empresa industrial e a evolução da moderna economia norte-americana” de Alfred Chandler descreve os métodos desenvolvidos, ao longo dos anos, pelos administradores de empresa e, além disso, o autor determina os rumos de crescimento das grandes empresas e indústrias e da economia em geral. Em outras palavras, Chandler abordará a evolução estrutural da moderna empresa e, depois, sua evolução estratégica.
Segundo Chandler, a moderna empresa teve origem nos anos e 1850, com o rápido desenvolvimento da ferrovia e do sistema fabril. O financiamento das ferrovias, de acordo com Chandler, exigia somas tão vultosas que acabou por gerar a Wall Street e seus bancos de investimentos. Assim, os empréstimos fornecidos pelas ferrovias financiaram a grande empresa controladora. As ferrovias não apenas foram responsáveis pelos empréstimos, como também modelo nos departamentos funcionais, sobretudo o financeiro.
A Guerra de Secessão estimulou de maneira ampla as indústrias por aumentas=r a variedade de bens de consumo em maior escala. Em meados da década de 1880 e 1890, os fabricantes começaram a se reorganizar em nível nacional de consumo de massa a fim de superar a constante pressão dos preços declinantes. Desta forma, foram necessários associações entre donos de fábrica para controlar o preço e produção em forma de cartéis. No entanto, essas organizações não eram muito eficientes pois, quando os preços se estabilizavam, certos fabricantes deixavam a associação e lucravam vendendo abaixo do preço estipulado.
Os industriais, por sua vez, começaram a comprar as ações de concorrentes e, posteriormente, recorreram a verticalização, isto é, o truste. A direção das fábricas pelo truste ou empresas controladoras era confinada a um único administrador que contava com uma assessoria técnica. O administrador fechava as fábricas menores e menos eficientes e