Evolu o hist rica da produ o 2
A administração de produção e operações ocupa-se da atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos (humanos, tecnológicos, informacionais e outros), de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços visando atender necessidades e/ou desejos de qualidade, tempo e custo de seus clientes.
Toda organização tem dentro de si uma função de operações, pois gera algum “pacote de valor” para seus clientes, que incluem algum composto de produtos e serviços, mesmo que, dentro da organização, a função de operações não tenha esse nome. Os “clientes” podem ser clientes internos – outros setores da empresa – ou clientes externos – usuários, externos à organização, dos bens e serviços produzidos.
Evolução histórica da área – origens
Pode-se dizer que o que representa esse campo de trabalho hoje, nas modernas organizações, possui traços comuns com o que se fazia com a coleta de alimentos do homem pré-histórico, passando pela caça, pela agricultura, pastoreio, etc., até a formação das primeiras cidades há cerca de 6.000 anos atrás. E assim por diante. Os precursores das primeiras máquinas usadas em escala quase industrial seriam encontrados na Idade Média, com sua própria Revolução Industrial, quase nunca comentada, que prossegue até pelo menos o século XIV. E a rigor, operações sempre existiram e tiveram de ser gerenciadas, pois sempre houve organizações gerando e entregando pacotes de valor a clientes, tenha isso acontecido de forma explícita ou não.
As grandes obras realizadas em tempos passados da humanidade têm maior probabilidade de terem sido os primeiros tipos de processo produtivo a requerer técnicas gerenciais para suas operações, são exemplos dessas, a Grande Muralha da China, as Pirâmides no Egito, as Estradas no Império Romano ou a construção das Grandes Catedrais.
Há pouca informação na literatura sobre métodos gerenciais usados para a administração desses