Resumo sobre Empresas
Sistema de Gerenciamento de Bolsas Estudantis
André Felipe
Bernardo Augusto
Mauro Junio
Rafael Lemos
Taicir Tarcisio
23 de Novembro de 2014
Sumário
Introdução 2
1. Análise do Diagrama de Pareto Erro! Indicador não definido.
2. Plano de Ação Erro! Indicador não definido.
3. Conclusão Erro! Indicador não definido.
Introdução As ferramentas da qualidade permitem maior controle dos processos ou melhorias na tomada de decisões. Elas podem ser utilizadas com a finalidade de definir, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados no trabalho.
O objetivo deste artigo é detalhar a utilização destas ferramentas da qualidade, Diagrama de Pareto e Plano de Ações, no Sistema de Gerenciamento de Bolsas Estudantis (BOLSYSTEM).
1. Analise do Diagrama de Pareto
O diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos.
O diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de futuras perdas. O diagrama é uma das sete ferramentas básicas da qualidade e baseia-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas.
Os diagramas abaixo fazem referencia ao sistema Bolsystem. Na figura 2, é observado que, a grande maioria dos problemas como a Engenharia de Software e Analise de Sistemas, Projeto de Banco de Dados, Integração dos Ambientes e Implementação, Controle de Projetos e Orientações , são produzidos pelas causas de Testes e Homologação, Desenvolvimento do plano EAP e gestão do projeto e Desenvolvimento de Pesquisa e Relatório, como está presente ao lado esquerdo do diagrama.