“PLANEJAMENTO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO”
“PLANEJAMENTO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO”
ATPS
Entrevista para a etapa 1, passo 1 da ATPS “Planejamento Financeiro e Tributário”
1: Qual a importância que o contador deve dedicar ao assunto “tributos”? A dedicação tem quer ser constante, pois devido ao grande volume de informações e sua contínua complexidade acabam dificultando a aplicação de rotinas e o planejamento. As pessoas responsáveis pelo setor de tributos das empresas dispõem de pouco tempo para o cumprimento das rotinas e recolhimento dos tributos, às vezes de forma imprecisa ou incorreta, fato preocupante devido à contribuição para a empresa de um tributo recolhido de forma precisa, evitando pagamentos indevidos.
Além das pessoas que estão diretamente trabalhando no departamento fiscal, envolvem-se com rotinas associadas a tributos outros setores como, por exemplo, o pessoal do faturamento, que emite notas fiscais e calcula impostos. Portanto, a adoção de uma metodologia de trabalho, de forma regular e planejada, pelo menos dará condições á empresa de buscar nas pessoas envolvidas o melhor de seus conhecimentos e percepções, para enfrentarem o “dilúvio tributário” a que estão sujeitas diariamente.
2: Qual ou quais tributos demandam mais tempo para preparação, análise e apuração?
IRPJ e ICMS
3: O que você entende por Planejamento Tributário?
O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira que melhor lhe pareça, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos. Se a forma celebrada é jurídica e lícita, a fazenda pública deve respeitá-la.
Todos sabem que os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas, senão a maior. Com a globalização da economia, tornou-se questão de sobrevivência