“Jardim Campo Belo: onde é possível nascer flores.” A Clínica Ampliada possível num Módulo de Saúde da Família.
Faculdade de Ciências Médicas
Departamento de Medicina Preventiva e Social
Aprimoramento em Planejamento e Administração em Serviços de Saúde
“Jardim Campo Belo: onde é possível nascer flores.”
A Clínica Ampliada possível num Módulo de Saúde da Família.
Aprimoranda: Fernanda Pastori.
Supervisores: Rosana Onocko Campos.
Lílian Miranda.
Campinas, fevereiro de 2008.
1
“Sempre somos capazes de dar algo mais; mesmo nas pedras germinam as flores”. (Bergson)
Quando cheguei ao jardim, logo me disseram que de belo não havia nada, só o nome. À primeira vista não era nada agradável e realmente parecia não haver beleza alguma. Mas se tinha tal nome, não seria por acaso. Algo de belo aquele lugar deveria ter – pensava eu com meus botões. Resolvi então procurar...
E foi nessa tentativa de busca, que fui me deparando com pequenos canteiros, alguns com flores murchas, espinhos e ervas daninhas, mas também outros, com botões frágeis, que se cultivados e cuidados desabrochariam lindas flores.
Decidi investir nestes, jogando mais adubo e sementinhas, regando e cuidando a cada dia para que não morressem. E eles sobreviveram!
Depois de onze meses nesse jardim, percebi que ali era possível nascer flores. Flores de diversos tipos, cheiros e cores, e que eu, havia ajudado a plantar algumas delas.
Objetivos
Neste trabalho pretendo apresentar a Clínica Ampliada (no caso as flores) possível num Módulo de Saúde da Família, de modo a valorizar e dar visibilidade de que é possível utilizar esta proposta de trabalho na Atenção Básica.
Espera-se que, apontando os modos de fazer Clínica Ampliada desse serviço, eles se potencializem de tal forma, que a equipe se aproprie cada vez mais desse jeito de fazer clínica. O trabalho, portanto, almeja ser um disparador.
Citarei algumas tentativas da ampliação de práticas clínicas, que no cotidiano deram certo e que estão acontecendo no serviço (as propostas de grupo, o acolhimento no sentido estrito da