É um trabalho de sociologia
O filme é de origem Brasileira, na qual revela aspectos para a compreensão da memória construída acerca da imagem do negro ao longo da história do Brasil, no qual, através da análise da estrutura fílmica (enredo, cenários, diálogos, montagens), da produção (diretor, produtores, colaboradores,) do publico e dos críticos é possível analisar a obra e compreender seu papel no estudo da História brasileira.
2- Explique 2 denúncias que o filme faz das ONGs.
O filme denúncia que boa parte destas instituições herdou muito mais do que o modelo de trabalho da livre iniciativa: ela tomou-se um centro de lucros, onde os valores, missão e visão não mais giram em torno do auxilio ao menos favorecido, mas de interesses individuais, sobretudo de quem está à frente da organização.
E a outra quando eles usam imagens de crianças tristes para que sua instituição seja beneficiada, só que na realidade eles estão se aproveitando destes menores para lucrar em cima deles.
3- Explique dois momentos de racismo no filme.
O primeiro foi em uma situação em que uma senhora de alguns escravos, teve seus escravos roubados, isso porque ninguém a respeitava, pois ela era negra.
Em outro momento foi uma discriminação racial contra crianças, ponderando os menores pela cor, e colocando cotações raciais, especialmente quando ele manda pinta-las de preto, para que sua companhia seja beneficiada.
4- Relacione Capitão do mato com a figura do Candinho.
O capitão do mato contratado pelos senhores e coronéis, mata e captura, por necessidade de sustentar sua família. E o Candinho também, os dois fazem isto não por que tem maldade e sim uma necessidade de suas famílias, para que as mesmas tenha uma vida digna.
5-Explique o Final do Filme.
O filme deixa na sua mensagem final, que o Brasil precisa de políticas públicas eficientes, a sociedade precisa refletir sobre como pensar, agir, e tudo mais que tenha a