À BUSCA DE UM CORPO PERFEITO: O LIMITE ENTRE A ESTÉTICA E A SAÚDE
Departamento de Educação Física
EFI-193 Fundamentos Sociológicos Aplicados à Educação Física/Esporte
Prof: Marizabel Kowalski
ARTIGO CIENTÍFICO
Bianca C. Silva Campos
70911
À BUSCA DE UM CORPO PERFEITO: O LIMITE ENTRE A ESTÉTICA E A SAÚDE
Bianca Caroline Silva Campos ¹
RESUMO
O presente artigo diz respeito à sociologia do corpo, bem como seus aspectos. O culto à beleza, o limite entre a estética e a saúde e as conseqüências de uma busca incessável ao corpo perfeito. Como a mídia interfere ao impor um “modelo”, e quais são os recursos oferecidos para que as pessoas se adéqüem a esse modelo. Até onde vai o limite de uma pessoa obcecada pela perfeição e quais as conseqüências à saúde psíquica e biológica provocadas por exageros.
Palavras Chaves: Corpo, Estética, Mídia, Saúde.
INTRODUÇÃO
A existência corporal está inserida no contexto social e cultural, o canal pelo qual as relações sociais são elaboradas e vivenciadas. Diante disso, a sociologia está perante um campo com inúmeras possibilidades de pesquisas, dentre elas, as investigativas acerca das representações e dos imaginários, no âmbito individual e coletivo, que os atores constroem acerca do corpo. Segundo Schilder (1999) a imagem corporal é um fenômeno social. É baseando-se nisso que hoje se percebe o quanto as pessoas se preocupam com o corpo e a estética. O “modelo” de corpo esbelto imposto pela mídia faz com que a busca por recursos para melhorar a beleza seja crescente. Porém, nem sempre esses, são devidamente adequados, sendo prejudicial à saúde.
¹ Graduanda de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa
SOCIOLOGIA DO CORPO
Desde muito tempo o homem se preocupa em cuidar do corpo. De acordo com Pereira e Doimo (2009) ultimamente surge uma nova cultura, que preconiza, sobretudo a mudanças estruturais, nos hábitos, nos costumes e nos estilos de vida das sociedades. Revela preocupação com a forma