Sociedade Moderna Industrial
Uso da Tecnologia: O homem passa a não viver somente em seu meio natural e sim no meio técnico com a utilização de máquinas e técnicas apuradas.
Houve uma grande divisão de trabalho Maquinofatura (ou indústria): Espaço do trabalho passa a ser identificado, definitivamente, com a FÁBRICA. As máquinas passam a “comandar” o processo de produção. Substituem o conhecimento e a destreza do trabalhador.
Migração em massa da mão – de – obra dos setores primários ( agricultura, pesca, mineração etc) para o secundário (indústria) e terciário (comércio, transporte, profissões liberais etc).
Avanço do sitema monetário e creditício.
Com o surgimento das máquinas houve o aumento de produtividade no trabalho e o aumento dos lucros da burguesia capitalista.
Ruptura entre as funções de produtor e consumidor desempenhadas no passado pelos mesmos indivíduos e de multiplicação das necessidades de consumo.
SOCIEDADE PÓS INDUSTRIAL ( SOCIEDADE DE CONSUMO)
Forte tendência para a luta trabalhista para reorganização do trabalho voltado para o consumismo.
Produção de bens de consumo e avanço de veículos competentes.
O trabalho operário foi sendo substituído pelas máquinas, recolocando os trabalhadores para atuarem em outras áreas que exigiam maior domínio tecnológico.
Na sociedade pós industrial houve uma ampla oferta de produtos e serviços em oposição à manufatura e ao artesanato acelerando o desenvolvimento tecnológico.
Pensadores enxergam profundas mudanças e evoluções nessa sociedade no parâmetro social, político , cultural e científico. Com a evolução da globalização e da comunicação o estilo de vida pós moderno se alastrou para o resto do mundo.
A sociedade torna- se mais dinâmica e atuante como produtora, consumidora e formadora de opinião.
SENSO COMUM
Senso comum é o que as pessoas usam no seu cotidiano, o que é natural e fácil de entender, o que pensam ser verdade e