Ótica principios básicos
Hipermetropia é o nome dado ao erro de focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina. Isso acontece principalmente porque o olho do hipermétrope é um pouco menor do que o normal.
O hipermetrope tem boa visão para longe, se o seu grau não for muito elevado. No entanto quando o hipermetrope tenta fazer uma leitura ou focalizar uma imagem a 33cm, ele não consegue ou sente um desconforto visual.
Na receita a hipermetropia vem representada pelo o sinal positivo +, ela é um grau esferico e NÃO vem acompanhado de eixo e sempre no campo de longe.
Exemplo:
LONGE ESF CIL EIXO
OD + 3,00
OE + 2,00
O que é miopia?
Miopia é o dificuldade visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados). Um dos sintomas que podemos considerar como um dos primeiros de um olho míope é a má visão ao longe.
No entanto, é evidente que se uma pessoa é míope de muitas dioptrias (ou graus), para ver bem de perto, teria que aproximar-se muito, o que é um fator muito cansativo e incômodo.
O sintoma que mais é relatado e que com frequência anuncia o aparecimento de miopia é a visão turva dos objetos distantes.
A miopia vem representada na receita pelo sinal negativo - , ela é um grau esferico e NÃO vem acompanhado de eixo e sempre no campo de longe.
LONGE
ESF CIL EIXO
OD - 3,00
OE - 2,00
O que é astigmatismo?
O astigmatismo é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferentes. Uma córnea normal é redonda e lisa. Nos casos de astigmatismo, a curvatura da córnea é mais ovalada, como uma bola de futebol americano. Este desajuste faz com que a luz se refracte por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um.