ótica basica
LENTES
Lentes são instrumentos de ampla utilização, cuja intenção é desviar raios de luz. É um meio de cristal ou sintético, transparente e limitado por superfícies curvas.
As lentes podem ser classificadas em função de seus mais variados aspectos e finalidades. Agrupamos especificamente no que se refere a sua utilização em óculos, classificando-as quanto à natureza de suas superfícies, quanto ao número de focos e quanto às demais diferenciações de lentes oftálmicas.
COLOCAR UM FOTO DE UMA LENTE
SLIDE 2
Quanto a Natureza de suas superfícies:
Quanto à superfície, as lentes são classificadas como lentes esféricas ou cilíndricas. Explicando de um modo mais simples, a lente cilíndrica serve para corrigir problemas de astigmatismo. Para todas as outras ametropias, a lente é do tipo esférica. No entanto, se uma pessoa sofre de astigmatismo combinado a outra ametropia qualquer, sua lente será esférico-cilíndrica.
Slide 3
LENTES CONVERGENTES
São mais espessas no centro do que nos bordos, sua curva convexa (base externa) é mais acentuada do que a curva côncava (base interna).
Quando se desloca uma lente positiva, o objeto caminha em sentido contrário. O centro ótico de uma lente positiva coincide com sua espessura mais grossa.
Ao olharmos no rosto de uma pessoa, notaremos que a lente aumentará o tamanho dos olhos.
SLIDE 4
LENTES DIVERGENTES
São mais finas no centro do que nos bordos, sua curva convexa (base externa) é menos acentuada do que a curva côncava (base interna).
Quando se desloca uma lente negativa, os objetos se deslocam no mesmo sentido.
O centro ótico de uma lente negativa localiza-se no seu ponto mais fino.
Ao olharmos no rosto de uma pessoa, notaremos que a lente diminuirá o tamanho dos olhos.
Slide 5
Quanto ao número de focos:
O número de focos refere-se ao número de distâncias focais que uma lente pode ter,