Aprendiz
O que é fibra otica ?
A fibra ótica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro, plástico ou outro isolante elétrico (material com alta resistência ao fluxo de corrente elétrica). Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e núcleo.
Do que é constituido a fibra ótica (Material) ?
Uma fibra ótica é composta basicamente de material dielétrico (sílica ou plástico), com uma longa estrutura cilíndrica transparente e flexível, podendo ser microscópicas (comparáveis a um fio de cabelo).
Classificação das fibras óticas.
- MULTIMODO : As fibras Multimodo têm núcleos maiores (aproximadamente 62,5 micrómetros de diâmetro) e transmitem luz infravermelha (comprimento de onda de 850 a 1300 nm) a partir de díodos emissores de luz (LEDs).
- MONOMODO : As fibras monomodo têm dimensões muito pequenas, dificultando, portanto, a conectividade: caracteriza-se, entretanto, por uma capacidade de transmissão bastante superior às fibras do tipo multímodo.
Vantagens e Desvantagens .
Perdas de transmissão baixa e banda passante grande. Pequeno tamanho e peso. Imunidade a interferências. Isolação elétrica . Segurança do sinal . Matéria-prima abundante.
Fragilidade das fibras ópticas sem encapsulamento . Dificuldade de conexões das fibras ópticas . Acopladores tipo T com perdas muito grandes . Impossibilidade de alimentação remota de repetidores . Falta de padronização dos componentes ópticos .
Campo de aplicação e explicação.
-Rede telefônica
Elas traziam vantagens em tais projetos pois, graças à sua capacidade de percorrer grandes distâncias sem a necessidade de repetidores e à sua grande capacidade de transmissão de banda, reduziam significantemente os custos em relação aos demais cabos e materiais utilizados para os mesmos fins.
PIC16F877A
Sua frequência de operação (clock) vai até 20MHz, resultando em uma velocidade de processamento de 5 MIPS.
Possui memória flash de programa com 8192