Órgãos do Sistema Digestório
Boca
Cavidade ou abertura, localizada na parte inicial do sistema digestivo, pela qual o homem e outros animais ingerem os alimentos.
É a abertura superior do tubo digestivo e possui importante papel na digestão.
Na boca, os alimentos são mastigados e envolvidos pela saliva. É neste momento que a digestão se inicia.
Contém os Dentes, língua e glândulas salivares (mandibular, parótida e sublingual) as quais servem para a captação, redução e insalivação do alimento. A cavidade oral é recoberta por uma mucosa rosa clara e preferencialmente apresenta glândulas mistas. No segmento rostral do palato é encontrado o palato duro, em direção caudal é recoberto por uma mucosa, mais ou menos queratinizado, e com cristas, as rugas palatinas. Abertura da boca denomina-se rima e o lábio é constituído pelo m. orbicular da boca.
Vascularização a boca: A. Facial; A. submentual; A. labial inferior; A. labial superior; A. nasal lateral; A. angular.
Inervação: Intermedio Facial.
As Glandulas:
- Mandibular : Faz a saliva, tem secreção mista, é mucosa e serosa. o inervação: NC VII
- Sublingual: É formada por células serosas e mucosas, o inervação: NC VII
- Parótida: Tem formato em V, é inervada pelo glossofaríngeo, tem secreção Serosa, rica em enzima.
É o ducto protídeo que taz a saliva que abre na papila da bochecha, ele está entre os nervos faciais.
Língua
É um órgão musculoso que preenche a cavidade oral, quando a mesma está fechada. Tem como função auxiliar na mastigação e sucção de líquidos, função gustativa, nos bovinos ajuda na preensão dos alimentos, por eles não terem todos os dentes incisivos, a língua é quem pega os alimentos. vascularização da língua:ramos da artéria lingual que é ramo da artéria carótida externa.
• vascularização dos dentes: artérias alveolares ramos da artéria maxilar. A linfa drena para os linfonodos submandibulares. A língua: nos bovinos= tem o ápice pontiagudos; carnívoros= arredondados;