Qual o órgão do sistema digestório que não participa do processo químico de hidrólise por ausência na produçã
3388 palavras
14 páginas
BIOFÍSICA DA RESPIRAÇÃOTrabalho apresentado ao Curso de ENFERMAGEM da UNIG – Universidade Iguaçu, para a disciplina de: BIOFÍSICA
Profª:
Acadêmicos: Pâmela Andressa Joseane Cristina Maria Tereza Jessica
________________________________________
Introdução
1. O Aparelho Respiratório
1.1 As Vias Aéreas
1.2 Os pulmões
1.3 Tubos respiratórios e alvéolos
1.4 A parede torácica
1.5 Músculo da inspiração
1.6 Músculo da expiração
2. A mecânica da respiração
2.1 A movimentação dos pulmões
2.2 A pressão pleural
2.3 Escoamento do ar nas vias aéreas
3. Controle da respiração
Biofísica da Respiração
Os animais necessitam de oxigênio para a manutenção dos processos metabólicos que lhes garantem a vida. Esse gás é retirado da atmosfera ou de líquidos nos quais está dissolvido. Das reações bioquímicas que se passam nos diversos compartimentos dos animais, resulta uma constante produção de gás carbônico, cuja eliminação é necessária para o equilíbrio do meio interno. Para realizar essas funções, os insetos apresentam tubos respiratórios e os peixes brânquias. Os animais mais evoluídos, no entanto, desenvolveram órgãos especiais – os pulmões – a fim de promover o comercio entre os gases internos e externos. Os gases, trocados ao nível pulmonar, são transportados pelo sangue, e nas células, o oxigênio é usado para a produção da água endógena, um processo que neutraliza hidrogênio protônico e que se chama respiração celular. Por isso, a troca de gases ao nível pulmonar é também chamada de respiração externa.
1. O Aparelho Respiratório
A respiração do homem é feita graças a um complexo aparelho formado pelas vias aéreas, pulmões e sistema de movimentação da caixa torácica.
1.1 As Vias Aéreas
As vias aéreas superiores ( boca, cavidades nasais e faringe ) estão conectadas á traquéia por meio da laringe. Nessa estrutura encontram-se a epiglote, a glote e as cordas vocais.