óptica
A Córnea é parte anterior transparente e protetora do A íris é a parte mais visível e colorida, e possui um orifício central, a pupila, de diâmetro regulável, responsável pela passagem da luz do meio exterior até a retina (Com o aumento da quantidade de luz, ocorre a dilatação da pupila, já com a redução da incidência de luz, ocorre a sua contração).
(slide2)O cristalino possui uma elasticidade que o permite alterar a sua forma. . Quando o objeto está distante, a imagem formada é correspondente a um relaxamento dos músculos ciliares (músculos que circundam o cristalino), já se o objeto está próximo, a imagem é derivada de uma tensão destes músculos. Por isso, quando se passa um longo período olhando apenas para objetos muito próximos, como por exemplo, quando estamos escrevendo ou lendo, devemos em certos momentos, desviar o olhar para objetos mais distantes, como uma forma de descontrair os músculos ciliares e “descansar a vista”.
(slide3)A luz refletida pelos objetos vai então chegar à retina. Na região da retina, além da formação das imagens, ocorre também, a percepção das cores, por meio das células fotossensíveis presentes em sua composição, denominadas bastonetes e cones.
Vemos então que a luz refletida pelos objetos passaram por um sistema de lentes e “projetadas em um anteparo” onde as imagens são formadas, a retina, e são transmitidas ao cérebro através do nervo ótico.Alterações em algum desses componentes pode comprometer a formação das imagens.
Conseguimos enxergar nitidamente os objetos porque a imagem deles se forma sobre a retina, no entanto, existem alguns casos que a imagem não se forma exatamente sobre