Óptica Geométrica
Objetivos: Identificar os princípios de leis da Óptica Geométrica.
Introdução Teórica: Todo corpo que emite luz é denominado fonte de luz. Os corpos luminosos são fontes primárias de luz como sol e as outras estrelas do universo que são corpos luminosos naturais. Os corpos iluminados são fontes secundárias de luz como a Lua e os flocos de neve, refletem tanto a luz natural do Sol quanto a luz artificial que recebem de outros corpos luminosos.
O caminho percorrido pela luz pode ser representado por uma linha reta orientada denominada raio de luz.
Os conjuntos dos raios de luz que se propagam numa determinada região do espaço constitui um pincel ou feixe de luz.
• Fenômenos ópticos
Reflexão regular da luz. Quando um feixe de luz cilíndrico de luz incide numa superfície e é refletido também de forma cilíndrica para o mesmo meio de onde veio, temos o fenômeno da reflexão regular. Exemplos disso são os espelhos.
Difusão ou reflexão difusa da luz. Ao receberem um feixe cilíndrico de luz proveniente de uma fonte qualquer, determinadas superfícies espalham os raios de luz difundindo-se, isto é, propagando-se em todas as direções. Os tecidos, a madeira, o concreto são exemplos de corpos que difundem a luz.
Refração da luz. Ao penetrar em determinados meios o raio de luz se refrata, isto é, muda a velocidade de propagação. Esse fenômeno acontece, por exemplo, com a luz do sol proveniente do Sol, que após caminhar por algum no vácuo, entra na atmosfera terrestre.
Absorção da luz. Em vez de refletirem ou difundirem a luz que recebem, alguns corpos absorvem-na em grande parte. É o que acontece com as estradas que cuja superfície negra absorve a luz recebida, deixando em destaque as faixas brancas ou amarelas (que difundem a luz), para orientação dos motoristas.
• Óptica Geométrica – Princípios
Primeiro Princípio. Propagação Retilínea: A luz propaga-se em linha reta.
Há vários exemplos que comprovam esse princípio, como