Ópera
Ópera em italiano significa trabalho, sendo um estilo artístico teatral. Os cantores são acompanhados por um grupo de músicos ou por uma orquestra sinfônica inteira (música instrumental e canto).
O seu começo se deu na Itália, mais propriamente em Veneza. Que foi considerara a escola mais importante. Onde Claudio Monteverdi (1567-1643) considerado o primeiro gênio da ópera , surgiu. E contribuiu muito com o drama lirico, com suas duas óperas, Adriana e Orfeu. Havia cerca de 17 teatros em Veneza.
Outro pessoa que foi muito importante para a ópera e que trabalhou com Monteverdi foi Francesco Cavalli (1599-1676) discípulo de monteverdi.
Cavalli aprimorou a ópera, colocando vozes em duetos, tercetos e quartetos, colocando os coros em segundo plano, e ele também introduziu elementos cômicos a ópera.
Cavalli popularizou a ópera. E foi ele quem começou com o improviso na ópera.
Ópera em Roma
Primeiro teatro em 1671. Tendo outro personagem de grande importância para a ópera.
Clemente IX- (1667-1669). Nascido Giulio RospigliosI. Intelectual, Clemente escreveu poemas e ganhou fama com seus dramas de temas religiosos e livretos, inclusive a ópera sacra Santo Aleixo, com música do compositor romano Stefano Landi, e uma ópera cômica "A ele que sofre, esperanças!" com música de outros compositores. É considerado o criador da ópera cômica com a estréia da peça Chi soffre speri em 1639 em Roma.
Lembrando também da ópera em Nápoles, que foi de grande importancia.
Ópera Buffa
Ópera bufa é o nome usado pra descrever a ópera cômica. Tendo também outros nomes, dramma bernesco,dramma comico, divertimento giocoso, commedia per musica, dramma giocoso, commedia lirica.
Era algo novo e diferente das operas que eram românticas e muitas das vezes tristes.
As cenas eram tiradas das situações da vida das pessoas daquela época.
Algumas