Óleos lubrificantes
Nosso objetivo é demonstrar a importância dos lubrificantes para o bom desempenho dos veículos, assim como apresentar as especificações dos lubrificantes, e oferecer informações relação aos aspectos básicos da lubrificação dos equipamentos utilizados em setores automotivos, permitindo uma compreensão melhor das funções importantes dos lubrificantes.
Os óleos lubrificantes, óleos de motor, ou óleos para motor, são substâncias utilizadas para reduzir o atrito, e tabém tem como função refrigerar e retirar resíduos providos por desgastes e impurezas, lubrificando e aumentando a vida útil dos componentes móveis dos motores. Durabilidade, performance, economia e emissão de poluentes de um veículo (carros, caminhões, motos) tem relação direta com o óleo lubrificante utilizado.
TIPOS DE ÓLEOS LUBRIFICANTES
Origem animal ou vegetal - óleos graxos, não utilizados em motores;
Derivados de petróleo - óleos minerais, utilizados em motores e desempenha uma lubrificação básica;
Produzidos em laboratórios - óleos semi-sintéticos e sintéticos, utilizados em motores e desempenham uma lubrificação especial.
Os de uso mais comum são os óleos minerais que são substâncias obtidas a partir do petróleo e que dependendo de sua estrutura molecular são classificados em óleos básicos, parafínicos, naftênicos e aromáticos. A estrutura está relacionada com a origem e a cada tipo de óleo básico corresponde uma série de propriedades desejáveis, conforme a aplicação do lubrificante.
Em geral esses produtos se dividem em:
* base lubrificante mineral + aditivos = lubrificante mineral
* base lubrificante sintética + aditivos = lubrificante sintético
* bases lubrificantes mineral + sintética + aditivos = lubrificante semissintético
Classificação SAE: estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e