Óleos essencias
Os óleos essenciais possuem grande utilização nas indústrias alimentícias, de cosméticos e perfumaria e de higiene e limpeza. Os óleos essenciais podem ser ingeridos em sua forma pura ou então diluídos em álcool, misturados com mel ou ainda em preparos médicos. Externamente, podem se usados em fricções, massagens e inalações e como ingrediente de inúmeros cosméticos e perfumes (SVEND-SEN; SCHEFFER, 1985 apud SARTOR, 2009).
Estes óleos podem ser encontrados nas flores, folhas, raízes, cascas, caules, sementes e nos rizomas das plantas. Ele se encontra na forma de pequenas gotas entre as células das plantas, onde age como hormônios regulador e catalizador (SARTOR, 2009).
Denominam-se tricomas as “bolsas” onde ficam encapsulados as gotas do óleo essencial na planta. Estes tricomas são rompidos naturalmente pela espécie vegetal, liberando o óleo essencial, que forma uma espécie de “nuvem aromática” ao seu redor. Por isto são denominados como sendo "A alma da planta" ou " A energia vital da planta" (WOLFFENBÜTTEL, 2007).
Embora todos os órgãos de uma planta possam acumular óleos voláteis, sua composição pode variar segundo a localização, como por exemplo, o óleo das cascas da canela é rico em aldeído cinâmico, enquanto que o das folhas e das raízes desse mesmo vegetal são ricos em