nigeo1

807 palavras 4 páginas
GEOGRAFIA SÓCIO AMBIENTAL OU GEOGRAFIA DO MEIO AMBIENTE?
João Mateus Amorim
Professor de Geografia- Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia (mateusamorim@terra.co

João Mateus Amorim, Professor de geografia na Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, faz um artigo sobre a geografia ambiental analisando a sua relação com o desenvolvimento sustentável. O mesmo afirma que o meio ambiente urbano está em crise devido às ações predatórias do homem, as quais são as maiores responsáveis pela destruição da natureza.
O primeiro tópico do texto aborda o desenvolvimento sustentável, que é relacionado com o crescimento econômico, sendo que o mesmo não tem preocupação nenhuma com os aspectos sociais ou ambientais. A partir daí, foram citados elementos necessários para que haja uma cidadania plenamente constituída, entre eles o estado implementar políticas publicas em todos os espaços territoriais e as populações pobres tiverem direito à palavra como um auxílio.
Outro ponto focado pelo autor é o processo de dominação e concentração em nosso país, sendo que o mesmo, cita Acselrad (2001), Para explicar esse processo, que teve início com a conquista colonial, estabelecendo aí uma situação extrema de exclusão, escravidão, degradação ambiental e depleção dos recursos naturais, comandada pela classe dominante que visa somente o lucro. Por volta de 1850 esse processo se fortificou, pois excluiu dos escravos e trabalhadores o acesso à terra, aumentando a possibilidade de uma reforma agrária agravando também a questão social e ambiental.
A industrialização e a urbanização foram muito importantes para o processo de intensa agressão ao ser humano e à natureza, mas foi a partir de 1960 que esses se agravaram, devido à modernização e mecanização do campo (tratores, silos, irrigação e etc.). Essa mecanização foi um agravante para os trabalhadores e pequenos produtores rurais, pois os mesmos foram expulsos do campo para as cidades que tiveram, como consequência maior, a aglomeração

Relacionados