Ísis
No meio da construção civil, vários materiais predominam com papel fundamental para a realização das obras. O caso das argamassas não é diferente: serve diretamente para a construção de casas, edifícios e também para impermeabilizar superfícies, regularizar paredes, pisos e tetos, além de dar acabamentos. Para essas diversas funções, há várias misturas de ingredientes para uma argamassa, na qual se chama de traço (medida proporcional de cada ingrediente para formar uma argamassa). Com isso, o objetivo desta prática é definir o traço de três tipos de argamassas para possivelmente qualificá-las.
2 Materiais utilizados
Cone para ensaio de espalhamento Mesa de espalhamento Corpos de provas 5x10 Haste de adensamento Caixas de ferro de 20 L Bacias plásticas Betoneira Colher de pedreiro
3 Práticas
As práticas realizadas dividem-se em três etapas, cada uma com uma proporção diferente em suas composições, ou seja, cada qual com traços diferentes, mas com o processo de fabricação semelhante. Com isso, segue abaixo os materiais utilizados para o traço das mesmas:
1ª Prática: traço 1:4 (5 litros de cimento : 20 litros de areia) + 5 litros de água
2ª Prática: traço 1:1:6 ( 5 litros de cimento : 5 litros de cal : 30 litros de areia) + 6 litros de água
3ª Prática: traço 1: 6 + aditivo (5 litros de cimento : 30 litros de areia) + 5,5 litros de água + 15 ml de aditivo
3.1 Primeira prática
Na primeira prática foi feita uma argamassa no traço 1: 4 e sua posterior análise.
Primeiramente, preencheu-se 5 litros de cimento em uma bacia plástica, 20 litros de areia em uma caixa de ferro, e foram colocados 5 litros de água em um béquer.
A princípio, jogou-se o cimento e a areia dentro do misturador (betoneira) e esta foi ligada, adicionando água aos poucos. Com o fim do processo, percebeu-se uma argamassa grossa e áspera (os alunos foram sentir sua “trabalhabilidade”), além de não possuir alta aderência.
Em seguida, um cone de ensaio