Isis marcele
CUTI. Abraço do Espelho, logo In: RIBEIRO, Esmeralda; BARBOSA, Marcio (Org.) . Livro Cadernos Negros, VOLUME 32: Contos Afro-Brasileiros SÃO PAULO: ED. QUILOMBHOJE, 2009, P. 27 – 38.
Luiz Silva (Cuti) nasceu em Ourinhos-SP, e vive na capital. Formou-se em Letras (Português-Francês) na Universi-dade de São Paulo, em 1980. Mestre em Teoria da Literatura e Doutor em Literatura Brasileira pelo Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp (1999-2005). Foi um dos fundadores e membro do Quilombhoje-Literatura, de 1983 a 1994, e um dos criadores e mantenedores da série Cadernos Negros, de 1978 a 1993.
O Conto, Abraço do Espelho, Cuti nos trás a historia de Delinda uma jovem negra de 21 anos que está vivendo uma crise de identidade, nele Delinda passa por situações de aceitação, que a deixa cada vez mais confusa e sem rumo na escola de Samba Unidos da Africanidade, ela se abstrai completamente, esquecendo o que a atormentava, ali era seu refugio, seu espaço. Estava em confronto consigo mesma, entre, seu compromisso de ser porta-bandeira da ala das Guerreiras, onde um terço das suas duzentas e vinte mulheres, lutavam para ter sua liberade estética vígente, que por sinal muitas já aviam desistido, as que continuavam lutando pelos seus objetivos, saíam a procurar de novos lembros, para tentar realizar oprotesto pelos anos de não cumprimento da Lei Áurea.
Delinda, que no inicio apoiava o protesto, se via a frente do espelho para resolver que caminho seguir. Ao descobrir sua autoestima por conta da sua vaidade, tinha agradado a todos, principalmente seu namorado, Leandro. E sua mãe D. Juliana, viúva que sobrevive apenas com sua aposentadoria e a pensão deixada pelo marido, tendo que sustentar toda a casa, que ainda tem seu irmão, que por sinal é o único homem da casa, Gilvan, que desde de seus 14 anos trabalha para ajudar em casa nas despesas, os três moram em uma casa de tijolos á mostra, feita com material usado de uma qualidade não tão boa, que em