Índices físicos - Rochas
Índices físicos são valores que tentam representar as condições físicas de um solo no estado em que ele se encontra. São de fácil determinação em laboratórios de geotecnia e podem servir como dados valiosos para identificação e previsão do comportamento mecânico do solo.
Embora existam em número considerável - alguns já em desuso - todos os índices físicos podem ser obtidos a partir do conhecimento de quaisquer três deles.
Em um solo ocorrem, geralmente, três fases: a sólida, a líquida e a gasosa. Os índices físicos são, direta ou indiretamente, as diversas relações de peso, massa ou volume destas três fases.
Teor de Umidade
É a relação entre a massa ou o peso da água contida no solo e a massa ou o peso de sua fase sólida, expressa em percentagem.
A umidade varia teoricamente de 0 a 4. Os maiores valores conhecidos no mundo são os de algumas argilas japonesas que chegam a 1400%. Em geral os solos brasileiros apresentam umidade natural abaixo de 50%. Se ocorrer matéria orgânica, esta umidade pode aumentar muito, podendo chegar até a 400% em solos turfosos.
Grau de Saturação
É a relação entre o volume de água e o volume de vazios de um solo, expressa em percentagem. Varia de 0% para um solo seco a 100% para um solo saturado.
Peso Específico Aparente
É a relação entre o peso total e o volume total da amostra.
Peso Específico Seco
É definido como o peso específico aparente para a situação de umidade nula. Obtém-se coma relação entre o peso seco e o volume total da amostra.
Peso Específico Saturado
É a relação entre o peso da amostra saturada e o volume total.
Peso Específico Submerso
É a relação entre o peso da amostra submersa e o volume total.
Massa Específica Aparente
É a relação entre a massa total e o volume total da amostra.
Massa Específica Seca
É definido como a massa específica aparente para a situação de umidade nula. É a relação entre a massa seca e o volume total da amostra
Massa Específica Saturada
É a relação