Índice Glicêmico e Glicemia
GLICEMIA
Glicemia é a taxa de glicose contida no sangue, ou seja, taxa de açúcar contido no sangue, e a situação pode ser Hiperglicemia (alta taxa de açúcar no sangue, após a alimentação) e Hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue).
GLICEMIA PÓS-PRANDIAL:
Glicemia pós-prandial é a determinação dos níveis de glicose no sangue, uma ou duas horas após ingestão calórica (líquidos ou alimentos).É útil no controle do diabetes, no acompanhamento do diabetes gestacional e para avaliar risco de acidente cardiovascular.
É feita a coleta do sangue duas horas após uma refeição normal, geralmente almoço. De um modo geral, a glicose medida duas horas após a ingestão calórica, deve ser mantida abaixo de 180mg/dL.
Os valores da hemoglobina glicada são predominantemente significantes na glicemia pós-prandial. Que é um importante fator no aparecimento e progressão de doenças micro e macrovascular em pacientes diabéticos, além de ser um fator de risco para doenças cardiovasculares em indivíduos diabéticos ou não.
Velocidade e liberação de carboidratos da dieta para a corrente sanguínea após as refeições caracterizam a glicemia pós-prandial. Sendo assim, a quantidade e a qualidade do carboidrato consumido são importantes fatores envolvidos na resposta glicêmica ao carboidrato consumido.
Pode-se avaliar a qualidade e quantidade de glicemia consumida em cada alimento através do índice glicêmico e carga glicêmica. Em que, diferentes fontes de carboidratos variam quanto às taxas de absorção, que também são variáveis seus efeitos sob as concentrações de glicose e insulina.
ÍNDICE GLICÊMICO
É uma medida do carboidrato presente nos alimentos na concentração de glicose. Embora a glicemia pós-prandial esteja diretamente relacionada à secreção de insulina, esta não é apenas decorrente da ingestão de carboidratos. 49% a 79% dos valores de índice glicêmico estão relacionados à resposta insulínica pós-prandial. Aminoácidos isolados e proteínas também